Visão

Uma rede global de líderes que fazem progredir a causa da Liberdade em todas as áreas da sociedade.

Missão

Educar, desenvolver e capacitar a próxima geração de líderes pela Liberdade.

Educar

A Students for Liberty ensina a filosofia da Liberdade aos jovens. A SFL faz isto de duas formas: ajudando os jovens a aprender os princípios de uma sociedade livre e identificando os que já apoiam os valores da Liberdade, dando-lhes recursos para difundir estas ideias. Este passo não consiste em dar uma educação avançada sobre as nuances da teoria política libertária. Consiste em proporcionar uma educação básica sobre o significado de Liberdade e sobre os valores chaves (fundamentais) do liberalismo clássico ao maior número possível de estudantes.

Desenvolver

A Students for Liberty ajuda a desenvolver as capacidades de liderança dos defensores da Liberdade. Para podermos mudar o mundo, não basta alguém concordar intelectualmente com os valores da Liberdade: essa pessoa tem de ser capaz de fazer algo para os tornar uma realidade na sociedade. É por isso que a SFL proporciona formação e apoio para desenvolver as capacidades de liderança dos nossos voluntários (coordenadores locais). O objectivo é ajudá-los a tornarem-se organizadores, gestores, escritores, oradores e líderes eficazes e bons, hoje e no futuro. Isto implica tanto ensinar competências fundamentais que todos os líderes de sucesso devem saber, como incentivar o crescimento pessoal e a especialização em áreas onde cada estudante pode contribuir da melhor forma para a Liberdade.

Capacitar

A Students for Liberty proporciona os recursos necessários aos estudantes e aos seus alumni para tornarem o mundo num lugar melhor e mais livre. Para todos os apoiantes dos princípios da Liberdade, a SFL quer dar os recursos, rede de contactos, formação, ferramentas e qualquer outro tipo de apoio possível para vos ajudar a serem mais activos e eficazes a avançar a causa da Liberdade.

Valores

Humildade

Na SFL estamos cientes de que podemos não saber exatamente o que uma sociedade “perfeita” deve ser, mas sabemos que devemos experimentar implementar a Liberdade das mais variadas formas se queremos criar um instituições ágeis que nos permitam descobrir as abordagens que criam maior Liberdade e maior valor para o maior número de pessoas.

Não podemos ser presunçosos, demasiado confiantes e inflexíveis. Admitimos que em alguns casos não sabemos as respostas certas, mas estamos cientes de que temos de estar dispostos a tentar, a aprender e a crescer se queremos evoluir ao mesmo tempo que melhoramos a SFL.

Mudar o mundo não é um processo fácil. Progresso para a sociedade e para a SFL significa ter a coragem de explorar novas abordagens e a humildade de aceitar que alguns projetos podem não correr como o esperado. Uma postura humilde é fundamental para podermos aprender com os outros, assumir a responsabilidade pelos nossos erros e estarmos dispostos a experimentar formas mais eficazes de trabalhar.

Na SFL, demonstrar humildade significa: 

  • Reconhecer os nossos erros e aceitar a responsabilidade para os corrigir.
  • Ser sincero com os outros e ser íntegro.
  • Ser capaz de fazer e receber críticas construtivas com humildade e de mente e coração aberto.
  • Dar prioridade à missão e visão da SFL em detrimento das nossas ambições pessoais.

Responsabilização

Uma das razões por detrás do sucesso da SFL como uma organização é a responsabilização que confia ao staff e voluntários para serem “donos” dos seus projectos e campanhas. Este tipo de responsabilização provém diretamente do conceito dos direitos de propriedade e implica uma grande autonomia de decisões e descentralização, tendo em conta a missão e visão da SFL, e o valor central da humildade.

Como sabemos que qualquer propriedade tem alguém que toma conta dela, o mesmo também se deve aplicar aos projectos e responsabilidades das quais és “dono”. Quando tomamos conta de algo que é nossa propriedade, podemo-nos sentir realizados com sucesso que daí provém. Os nossos direitos e deveres devem ser definidos com clareza e nunca devemos assumir que todos os nossos projectos e responsabilidades têm um responsável/dono. Temos de continuar a identificar lacunas no nosso processo de responsabilização e colmatá-las para tornar as operações da SFL mais eficientes e com um maior impacto no geral.Na SFL, demonstrar esta responsabilização significa:

  • Ser proativo quanto a aceitar responsabilidades que irão ajudar os esforços da SFL.
  • Identificar necessidades e lacunas no planeamento de projectos e processos.
  • Ser a pessoa que resolve os problemas quando são identificados, ou informar a pessoa responsável.
  • Procurar activamente soluções, delegar responsabilidades e tarefas, e ser capaz de ser responsabilizável por o que aceitas e te ofereces para fazer.

Profissionalismo

Sem profissionalismo, nem os voluntários da SFL, nem o staff, serão capazes de atingirem o seu potencial de excelência em liderança e de fazerem um impacto global. A SFL é uma organização composta por voluntários e staff jovens, logo, é essencial que a nossa apresentação seja a mais profissional possível se queremos ser levados a sério no palco mundial.

Na SFL vais ser formado e ter muitas oportunidades de demonstrar o teu profissionalismo ao demonstrares e víveres os princípios de responsabilidade pessoal, pontualidade, diligência e ao seres educado, “grato”, maduro/crescido e prudente em todas as tuas interações.

Profissionalismo significa fazer o caminho de crescimento pessoal e ter como objectivo tornarmo-nos as melhores versões de nós próprios no processo. Isto inclui aprender a apresentar um orador com respeito, enviar um pedido educado e eloquente a uma organização parceira, e compor uma carta de agradecimento a um indivíduo que tenha introduzido um novo doador à SFL. Profissionalismo significa que caminhamos para sermos a organização mais respeitada e sofisticada operacionalmente dentro e fora do movimento da Liberdade.

Na SFL, percebemos que não é suficiente ter as melhores ideias: temos de ser também as melhores pessoas. Temos então o objectivo de ser a melhor versão de nós próprios para sermos os melhores defensores da Liberdade.

Na SFL, demonstrar profissionalismo significa:

  • Comunicação com respeito com pessoas dentro e fora da organização. É essencial tratar todos com respeito e profissionalismo, quer estejamos a introduzir um orador numa conferência ou a enviar emails com educação.
  • Ter uma aparência cuidada nos eventos oficiais, tanto através do nosso aspecto físico, quanto através do nosso comportamento.
  • Ser capazes de colaborar com eficácia com os nossos colegas e apreciar as suas contribuições.
  • Nunca agir ou comunicar de uma forma que possa impactar a SFL negativamente.

Empreendedorismo

A definição de empreendedorismo é uma tomada de risco ponderada com o objectivo de criar mudanças que produzem maior valor do que o investimento inicial. Ser empreendedor significa tomar riscos inovadores à procura de resultados positivos. Na SFL, isto significa tomar decisões que promovem a nossa missão e visão.

Para um coordenador da SFL, isto pode significar melhorar ou pensar em novas formas de recrutar novas pessoas, facilitar o reembolso das despesas das actividades, aumentar a presença nas redes sociais, ter mais cobertura dos nossos eventos pela imprensa ou desenvolver projectos e campanhas extraordinariamente inovadoras. Os feitos empresariais podem muitas vezes ser pequenos e marginais, focando nos aspectos mais básicos do nosso trabalho, desde que tenham como objectivo tornar os nossos processos mais eficientes para podermos fazer mais, com menos. No entanto, empreendedorismo também significa fazer ações grandes e arrojadas que fiquem registados na história como grandes passos pelo movimento da Liberdade.

Empreendedorismo significa descobrir novas oportunidades e procurar melhor formas de fazer e desafiar o status quo. Ter uma cultura empreendedora na SFL significa que procuramos e testamos novas soluções, muitas delas para além do que já conhecemos, e procurar levar a SFL para o próximo patamar organizacional. Isto significa que é completamente aceitável tentar e falhar. Temos a liberdade para cometer alguns erros desde que nos responsabilizamos por eles. Se algo não corre como o esperado, podemos sempre aprender e melhorar com a experiência para podermos fazer melhor da próxima vez. Coragem é um dos sinais de um líder criativo e eficiente, e é uma grande faceta de um empreendedor.

Ser empreendedor na SFL significa:

  • Pensar fora da caixa quando abordamos problemas, já existentes ou novos.
  • Ser responsabilizável, testar novas abordagens e ultrapassar resilientemente os desafios que surgirem.
  • Ter a coragem de tomar riscos calculados e prudentes.
  • Procurar conhecimento e ideias de outras fontes para informar e melhorar as nossas abordagens

Queres saber como é ser sfl?

Students for liberty Portugal

Subscreve a nossa newsletter

Contacta-nos por email

contacto-portugal@studentsforliberty.org

Entra no nosso discord